top of page

 Projetos 

A dimensão Sócio transformadora, da Igreja Católica da Paróquia Nossa Senhora do Desterro, da cidade de Boqueirão, em parceria com o PATAC, entidade da ASA – Articulação do semiárido do estado da Paraíba e do Brasil, executa juntamente com os agricultores e agricultoras familiares do município de Boqueirão, através da criação da comissão municipal, no ano de 2002, o Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC) e nos anos posteriores com Famílias agricultoras dos Municípios de Alcantil, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Cabaceiras, Caraúbas, Caturité, Congo, Riacho de Santo Antônio, São Domingos do Cariri e Santa Cecília.

A partir desta articulação de comissões municipais surge o CASACO em 2006, e assume Projeto de Convivência com o Semiárido, que consiste em construir estratégias e formas de conviver com longos períodos de secas e com o clima semiárido, mantendo a qualidade de vida e bem estar das famílias, inclusive nestes longos períodos de escassez.

Em 2011 lança a Campanha Cariri Livre de Agrotóxico, devido ao uso abusivo de agrotóxico e derivados químicos usados em grandes plantações de tomate, pimentão, mamão, banana e coco, entre outras culturas, incluindo o manejo de criação animal. Provocando muitos casos de câncer ligados a pessoas que trabalham diretamente nos plantios, ou que consomem assiduamente esses produtos advindos do agronegócio da região do cariri.

Como parte integrante da rede de organizações da ASA Brasil, em parceria com o governo federal, O CASACO executa o programa, Uma Terra e Duas Águas (P1+2) que consiste em construção de infraestruturas maiores para captação de águas pluviais, destinadas a pequenas produções ao redor de casa. Que atualmente com financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), está sendo executado nos municípios de Cabaceiras e Itatuba 170 tecnologias sociais, sendo 85 em cada município, com as seguintes implementações: cisternas de enxurrada e cisternas calçadão, com capacidade de armazenamento de 52 mil litros.

Em parceria com a Fundação Itaú e Universidade Estadual da Paraíba, através do professor Chico Hare e NERA – Núcleo de Extensão Agroecológica, está sendo contratado o projeto de construção de dessalinizadores solares através do Programa Ecomudanças, que estará beneficiando 100 famílias do município de Caraúbas-Pb, com a implementação de setenta dessalinizadores para beneficiamento de água potável.

O CASACO atualmente também participa de três projetos de pesquisa junto Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Núcleo de Extensão Rural Agroecológico (NERA): Resgate das Raças Nativas com foco na criação de galinha de capoeira, coordenado por Marilene Melo, incluindo em sua pesquisa de doutorado pela Universidad de Córdoba, Espanha, na região de Andaluzia; Manejo e Conservação do Solo, coordenado pelo professor Simão Lindoso; e Mobilização de estratégias de conscientização sobre os perigos do uso de agrotóxico, coordenado pela professora Shirleyde Santos.

Em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), o CASACO está envolvido no programa de resgate e valorização de raças nativas, especialmente da cabra Landí em nossa região.

Com iniciativa do grupo de agricultores e agricultoras experimentadores, o CASACO desenvolve ações de beneficiamento de produtos da agricultura familiar e construiu um espaço diferenciado de comercialização dos produtos advindos da produção agroecológicas das famílias envolvidas, através da Tenda Agroecológica do Cariri, hoje integra a Rede Brasileira de Comercialização Solidária.

Como processo integrante do projeto de convivência com o semiárido, há uma formação continuada entre agricultores e agricultoras, que se dá através de encontros mensais, oficinas e intercâmbios municipais e/ou estaduais no sentido de avançar na transição agroecológica, com a troca de experiências de ações desenvolvidas por eles e/ou por outros agricultores em diversas regiões

© 2016 por Thiago Matias - Comunicador popular. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page